Se registrou agora? é obrigatório se apresentar neste tópico em menos de 24 horas, sob pena de exclusão: [Novatos] Apresente-se aqui.

OBS.: Para participar do Chat, ver perfis e acessar o sub-fórum Relatos & Relacionamentos você precisa se cadastrar no Fórum. Os tópicos dessa seção não aparecem no box de mensagens recentes abaixo.

Caso sua conta não tenha sido aprovada imediatamente, aguarde o prazo de 2 (dois) dias úteis para ter seu cadastro efetivado por um Administrador.

Realidade ou fantasia? Estudo explica!

Todos os demais assuntos não relacionados nos outros fóruns devem ser postados aqui.
Avatar do Usuário
Hombre de hielo
Membro VIP
Membro VIP
Mensagens: 793
Registado: 12 mar 2016, 12:25
Reputação: 6
Brazil

Realidade ou fantasia? Estudo explica!

Mensagempor Hombre de hielo » 22 jul 2018, 11:39

hypesciense.com

Algumas pessoas simplesmente não conseguem desfrutar histórias com muita fantasia, de acordo com um novo estudo.

Enquanto algumas pessoas adoram ler romances fantasiosos, outras simplesmente odeiam. Seria porque elas não têm uma imaginação boa ou não podem aceitar as regras de um mundo imaginário?

Um estudo da Universidade Estadual do Kansas, nos Estados Unidos, demonstrou as diferentes maneiras pelas quais as pessoas podem encarar a fantasia.

Foram feitos experimentos para ver como as pessoas experimentam a fantasia dentro de narrativas – como em um livro, filme ou peça de teatro – que inclui aspectos sobrenaturais, irreais ou impossíveis. A fantasia foi diferenciada da ficção científica no estudo porque esta tende a vir com uma explicação lógica para os mundos irreais que ela cria.

Em um primeiro experimento, voluntários receberam um texto de fantasia ou realista demais. Na narração fantasiosa, o escritor adquiria a habilidade de voar sobre as montanhas para depois descer e pousar em belo campo de relva verde. Já a narrativa realista descrevia um nascer do sol e incluía passagens que detalhavam o aspecto do céu.

Em um segundo experimento, os voluntários viram dois quadros e tinham que decidir em qual deles gostariam de morar: em uma das imagens um homem estava sentado dentro de uma cabana de palha e na outra um homem meditava enquanto flutuava no ar acima de montanhas.

Após cada experimento os voluntários tinham que descrever o que as narrativas e imagens provocaram neles. Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que a intensidade e a vivacidade das imagens não eram diretamente ligadas com a propensão de uma pessoa para devaneios fantasiosos.

Mas havia uma diferença clara entre as pessoas que estavam propensas a gostar de fantasias e devaneios daquelas que eram mais “pé no chão”. As pessoas que se mostraram confortáveis com a fantasia tenderam a ser mais absorvidas pelo o que leram e viram. Elas também tendiam a ter uma reação emocional. Muitas disseram que se sentiram bem depois de ler as narrativas ou olhar as pinturas.

Outra característica interessante das pessoas propensas à fantasia foi que, mesmo quando elas tinham contato com um texto ou pintura realista, elas inseriram elementos fantásticos nisso. Por conta própria, elas começaram a se ver voando enquanto viam o sol nascer, por exemplo.

Ainda não é certo o motivo pelo qual algumas pessoas gostem da falta de realidade, enquanto outras não gostam nem um pouco de histórias que envolvam muita imaginação.
Avatar do Usuário
Kenshin Himura
Veterano
Veterano
Mensagens: 603
Registado: 16 mar 2016, 14:17
Reputação: 4
Brazil

Re: Realidade ou fantasia? Estudo explica!

Mensagempor Kenshin Himura » 07 ago 2018, 15:49

Interessante.
Particularmente, gosto muito de ler e tenho contato com livros de tudo quanto é tipo.
No passado era muito preconceituoso com romances e imaginava que estes livros eram pura perda de tempo.
Hoje, vejo que não poderia estar mais errado.
Muito das grandes lições que recebi em minha vida vieram de contos e não de livros práticos.
Acho que a questão da fantasia na vida da pessoa se relaciona mais com a vontade desta de aceitar estes fatos como um mundo paralelo.
Sei que jamais receberei uma armadura do zodíaco que me permitirá matar todos os criminosos que existem por aí, porém, esse era meu sonho do criança e seria bem legal se algo como isso se realizasse hahahaha
Morrer é fácil, viver é que exige coragem real
Avatar do Usuário
Sisyphus
Veterano
Veterano
Mensagens: 1029
Registado: 12 mar 2016, 13:43
Reputação: 2
Brazil

Re: Realidade ou fantasia? Estudo explica!

Mensagempor Sisyphus » 08 ago 2018, 09:56

"Se você não vive como pensa, vai acabar pensando como vive."

Voltar para “Taverna”

Quem está logado:

Usuários neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante