Se registrou agora? é obrigatório se apresentar neste tópico em menos de 24 horas, sob pena de exclusão: [Novatos] Apresente-se aqui.

OBS.: Para participar do Chat, ver perfis e acessar o sub-fórum Relatos & Relacionamentos você precisa se cadastrar no Fórum. Os tópicos dessa seção não aparecem no box de mensagens recentes abaixo.

Coisas que você só descobre quando deixa de criar expectativas

Discussões com temáticas realistas e afins
Avatar do Usuário
Hombre de hielo
Membro VIP
Membro VIP
Mensagens: 725
Registado: 12 mar 2016, 12:25
Reputação: 6
Brazil

Coisas que você só descobre quando deixa de criar expectativas

Mensagempor Hombre de hielo » 10 jul 2018, 16:43

fatosdesconhecidos.com.br

Quem nunca criou expectativas de mais e acabou se decepcionando? Todos já devem ter passado por isso em algum momento e, provavelmente, continuam passando. Mas, para evitar a frustração gerada pelo excesso de expectativa, é preciso entender que a intensidade que você coloca sobre ela é diretamente proporcional com a decepção que ela irá te causar caso as coisas deem errado. Por isso é melhor se segurar antes que seja tarde demais.

Você com certeza já deve ter ouvido falar como é mais gratificante se satisfazer com algo que você não esperava do que se decepcionar com algo que queria de mais. E, por mais que isso já pareça batido, as pessoas estão certas sobre isso. Por mais que você seja muito esperançoso, esse sentimento costuma diminuir de acordo com o número de frustrações que você acumula. Mas, mesmo que algumas pessoas vejam isso como algo negativo - por acreditar que a pessoa está perdendo a sua crença no mundo ao fazer isso, deixar de criar expectativas pode não ser tão ruim assim. Essas são algumas das coisas que você passa a perceber melhor quando isso acontece.

Você passa a prestar mais atenção no que é real

Pessoas com muita expectativa acabam vivendo em um sonho constante e, consequentemente, se perdem da realidade. Não há nada de mais em fantasiar um pouco a vida, mas fazer disso a sua verdade pode ser prejudicial. As vezes precisamos colocar o pé no chão para poder entender melhor as coisas a nossa volta e nossos próprios sentimentos.

Você deixa de idealizar as pessoas

Um dos principais principais causadores do excesso de expectativa é a idealização de alguém. Isso faz com que você coloque uma determinada pessoa em um pedestal e, consequentemente, acaba esperando demais dela. As pessoas não são perfeitas e na maioria das vezes não são capazes de oferecer tudo que os outros esperam delas.

Você começa a entender melhor as pessoas

Como falamos anteriormente, as pessoas não são perfeitas e no momento em que você percebe isso deixa de criar expectativas em cima delas. Isso também faz com que você passe a entendê-las melhor. Afinal, agora você as vê como pessoas passíveis de erros, assim como você. Essa comparação faz com que você as entenda melhor.

Percebe como o excesso de ansiedade era um problema

Quando se cria muita expectativa elas acabam sendo seguidas por um excesso de ansiedade. E, se você é uma pessoa ansiosa deve saber o quão danoso isso pode ser. Quando você para de criar tanta expectativa e passa a deixar as coisas rolarem a ansiedade acaba diminuindo.

Como é se sentir livre de verdade

Ao criar muita expectativa acabamos nos fixando de mais em algo que, provavelmente, não merece tanto assim a nossa atenção. E, ao se livrar disso, você irá se sentir mais livre. É como tirar um grande peso de cima de você.

Fica mais fácil estabelecer prioridades

Muitas pessoas acabam criando expectativa de mais em coisas que, na verdade, não são importantes. Quando nos livramos do excesso de preocupação fica mais fácil entender o que realmente queremos e a estabelecer prioridades em nossas vidas.

Descobre como é se sentir surpreso

Quando esperamos demais por alguma coisa e realmente acontece é algo maravilhoso mas, se você já estava esperando por aquilo, acaba não se surpreendendo. E, acredite, a surpresa é um sentimento fantástico. Mas você só vai senti-la realmente quando deixar de esperar de mais por algo.

Deixar de criar expectativas não é fácil mas o resultado ao fazer isso pode ser maravilhoso. Já passou por essa transição ou ainda se considera uma pessoa muito esperançosa?
Avatar do Usuário
JVFrossard
Veterano
Veterano
Mensagens: 332
Registado: 23 mar 2016, 22:50
Reputação: 5

Re: Coisas que você só descobre quando deixa de criar expectativas

Mensagempor JVFrossard » 10 jul 2018, 23:12

Realmente, o sentimento de surpresa é fantástico.

Ótimo texto. Simples, objetivo e muito prático.
Toma o escudo da tua fé e avança a passo decidido, seja a favor do vento ou contra todos os ventos!
Avatar do Usuário
levivile
Aspirante
Aspirante
Mensagens: 21
Registado: 05 abr 2018, 10:42
Reputação: 0
Brazil

Re: Coisas que você só descobre quando deixa de criar expectativas

Mensagempor levivile » 11 jul 2018, 20:55

Ótimo texto de grande valia...
As frustrações são pautadas no grau de expectativas que criamos das coisas e isso vale para todas as esferas da vida...
E realmente as vezes se decepcionar com algo que você colocou muita expectativa (seja lá o que for) pode ser danoso, mas se você colocar consciência e observar mais, vai acabar crescendo interiormente e ver as coisas como realmente são, e inconscientemente com o tempo ainda que continue criando expectativas sobre as coisas, você saberá lidar melhor.
"Antes de querer mudar o mundo, mude a si mesmo."
Avatar do Usuário
williamspkr
Soldado
Soldado
Mensagens: 86
Registado: 12 abr 2016, 23:58
Reputação: 3
Brazil

Re: Coisas que você só descobre quando deixa de criar expectativas

Mensagempor williamspkr » 12 jul 2018, 01:04

Criar muita expectativa, pra mim, é excesso de ociosidade. O jeito é se manter ocupado com atividades, livros, treinos ou qualquer coisa que te faça escantear a expectativa. Não existe uma formula mágica. É pratica.

''Lembre-se esquecer'' Kant.
porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos. (Atos 17:28-30)
Avatar do Usuário
Baralho
Veterano
Veterano
Mensagens: 266
Registado: 13 mai 2016, 22:53
Reputação: 2
Brazil

Re: Coisas que você só descobre quando deixa de criar expectativas

Mensagempor Baralho » 12 jul 2018, 21:11

Expectativas são a raiz do apego, e este uma cadeia para o ego, é preciso pragmatismo, vigiar sempre.
Thou shouldst not have been old before thou hadst been wise.

Voltar para “Fórum da Real”

Quem está logado:

Usuários neste fórum: Bing [Bot] e 1 visitante