Se registrou agora? é obrigatório se apresentar neste tópico em menos de 24 horas, sob pena de exclusão: [Novatos] Apresente-se aqui.

OBS.: Para participar do Chat, ver perfis e acessar o sub-fórum Relatos & Relacionamentos você precisa se cadastrar no Fórum. Os tópicos dessa seção não aparecem no box de mensagens recentes abaixo.

Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Discussões e dúvidas sobre aparência, artigos e discussões sobre musculação e esportes em geral, dúvidas alimentares e de saúde, postagem de dietas, recomendações, estudos ligados à área de saúde
Avatar do Usuário
Kenshin Himura
Veterano
Veterano
Mensagens: 582
Registado: 16 mar 2016, 14:17
Reputação: 2
Brazil

Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Kenshin Himura » 11 abr 2016, 22:39

Qualquer pessoa sabe que tomar refrigerante faz mal a saúde, mas quais são os malefícios para quem treina ? O hábito afeta o ganho de massa muscular ou queima de gordura ?

De maneira curta e grossa, sim.

O principal problema com o consumo de refrigerantes é que a bebida é basicamente “açúcar líquido” com absolutamente nenhum nutriente.

O consumo de açúcar pode gerar vários malefícios para saúde que direta e indiretamente afetarão os seus resultados na musculação.

Entenda o porquê:

1 – Refrigerantes não matam a fome

Isto acontece porque os açúcares contidos no refrigerante não estimulam os centros de saciedade do cérebro.

Você pode comer até ficar cheio em uma refeição e ainda ingerir uma chuva de calorias através de refrigerantes – sem perceber.

Isto é traiçoeiro independente do seu objetivo.

Para alguém querendo ganhar massa muscular, e já está comendo muito, é fácil extrapolar o consumo de calorias através de refrigerantes e acumular gordura desnecessariamente. Para quem quer perder peso e está em dieta hipocalórica, isto vai influenciar ainda mais.

É por isso que muitas pessoas começam a perder gordura apenas por cortar o refrigerante da dieta.

2 – Refrigerantes podem causar resistência à insulina

Uma das funções do hormônio insulina é levar a glicose da corrente sanguínea para as células.

Mas quando tomamos refrigerantes – que contém grandes quantidades de açúcar – com o tempo, as células podem ficar insensíveis a ação do hormônio. Isto se chama resistência à insulina.
O que isto significa para quem treina ?

A insulina não leva apenas glicose para as células, mas outros nutrientes também. E quando falamos “células”, estamos falando principalmente das células dos nossos músculos.

Se estamos resistentes à insulina, isto significa que menos nutrientes poderão chegar aos músculos. E se os músculos não estão recebendo nutrientes só existe um lugar para eles irem: para as reservas de gordura.

Em outras palavras, resistência à insulina faz você ficar mais gordo e com menos massa muscular.

3 – Refrigerantes são calorias vazias

Até mesmo alimentos ditos não saudáveis possuem alguns benefícios.

Uma lasanha de frango vai ter ingredientes ruins, mas vai ter proteína. Uma picanha assada também.

Até mesmo o vinho, que é uma bebida alcoólica, possui grandes quantidades do antioxidante resvesratrol e quando consumido em moderação pode melhorar os níveis do colesterol HDL no sangue.

Já o refrigerante é formado apenas por calorias vazias com absolutamente nenhum nutriente ou benefício (mesmo que indireto) para quem treina. É apenas uma bomba de calorias cheia de açúcar.

4 – Refrigerantes podem ser extremamente viciantes para algumas pessoas

Quando bebemos açúcar, nosso cérebro libera dopamina, gerando uma sensação de prazer.

Nosso cérebro ama e busca por atividades que liberem este neurotransmissor. Quanto mais dopamina melhor, mesmo que isto não seja saudável.

É por conta disso que drogas como cocaína, que liberam uma montanha de dopamina, viciam.

E estudos (1) sugerem que o açúcar encontrado em alimentos e bebidas pode causar efeitos parecidos.

Claro, você não vai começar a vender os eletrodomésticos de casa para bancar o vício por Coca-Cola, mas isto pode fazer certas pessoas a usarem refrigerante com maior frequência e quantidade, amplificando os malefícios.

Ok, e os refrigerantes zero caloria/diet ?

Pois é, refrigerantes zero calorias não possuem açúcares e portanto não vão gerar os malefícios relacionados ao seu consumo.

Mas eles ainda são adoçados artificialmente.

E muitas vezes com adoçantes como o aspartame que é conhecido por sua má fama em causar problemas de saúde.

Nada bom.

Também não podemos esquecer que tanto o refrigerante normal como o zero podem conter ácido fosfórico em excesso o que pode influenciar na absorção e uso de certos minerais como o magnésio e cálcio. Ambos influenciam processos no organismo que podem afetar o seu treino.

E se você está entre a cruz e a espada (e vai tomar refrigerante de qualquer jeito), neste caso, usar o zero seria melhor do que ingerir uma bomba de açúcar dos refrigerantes normais.

Então a melhor opção depois dos refrigerantes seriam os sucos, não é ?

Não necessariamente. Sucos são feitos a partir da fruta, mas podem fornecer uma quantia excessiva de frutose que, açúcar por açúcar, terão os mesmos malefícios que os refrigerantes.

Entenda.

Por exemplo, quanto você vai comer laranja, você come apenas uma ou duas e já fica satisfeito. A fruta como um todo, com o bagaço e às vezes a casca, possui fibra, o que mata a fome e ainda faz com que a frutose seja digerida lentamente – quando você come a fruta, a própria natureza limita o consumo excessivo de frutose e faz o corpo usá-la da melhor maneira possível.

Agora, para fazer um litro de suco de laranja serão necessários cerca de dez laranjas (duvida ? clique aqui). Através de sucos é possível ingerir muito mais frutose que o normal e você ainda perde boa parte da fibra não ingerindo a fruta como um todo.

E ai temos sucos “naturais” industrializados ou vendidos por redes de restaurantes que colocam ainda mais sacarose (que também tem frutose) para que o gosto seja uniforme.

Ainda acha que sucos de fruta são o suprassumo de saúde em um copo ?

Suco de frutas são ricos em vitaminas e minerais, mas quando removemos a fibra e ingerimos muito mais frutose que o normal, todos os benefícios vão por água abaixo.

E claro, entre um suco natural de frutas e refrigerante (zero ou normal), o suco sempre vai ganhar e você pode usá-lo esporadicamente sem problemas. O único erro é substituir litros de refrigerantes por ainda mais litros de suco de fruta achando que é a melhor coisa para a saúde saúde – não é.

Palavras finais

Se mudar o corpo é uma prioridade para você, então refrigerantes deveriam ser deixados de lado e substituídos por outras bebidas sem açúcares ou ingredientes que fazem mal a saúde.

Mas muito cuidado com extremismos.

A intenção do texto não é criar alarmismo exagerado sobre o consumo de refrigerantes. Você não vai morrer porque tomou um copo de Fanta esporadicamente, no aniversário de um ente querido ou quando saiu para comer algo que estava com vontade há muito tempo.

A questão é que várias pessoas, inclusive as que treinam, chegam a beber mais refrigerantes do que água diariamente e não sabem que isto pode estar prejudicando sua saúde e resultados.

Quando o assunto é refrigerante, quanto menos melhor.

Referências
1.http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20495452

Fonte:
http://www.hipertrofia.org/blog/2016/01 ... em-treina/

=========================================================================================================================

E aí confrades,
alguém aqui conseguiu banir totalmente o refrigerante de sua vida?
Morrer é fácil, viver é que exige coragem real
Avatar do Usuário
Sisyphus
Veterano
Veterano
Mensagens: 1015
Registado: 12 mar 2016, 13:43
Reputação: 0
Brazil

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Sisyphus » 11 abr 2016, 23:08

Tomo refrigerante toda semana, 1 ou 2 copos todo domingo na janta, o resto da semana evito até suco com as refeições, acredito que dessa maneira não terei grandes problemas.
"Se você não vive como pensa, vai acabar pensando como vive."
Avatar do Usuário
John Stewart
Soldado
Soldado
Mensagens: 74
Registado: 16 mar 2016, 22:29
Reputação: 4
Brazil

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor John Stewart » 12 abr 2016, 07:47

Sim, mas peco no açúcar(pouco, mas peco) no café ou leite. Acho que no ano passado, só bebi uns 5 copos de refri. E este ano, por enquanto, só três copos.
Avatar do Usuário
Kenshin Himura
Veterano
Veterano
Mensagens: 582
Registado: 16 mar 2016, 14:17
Reputação: 2
Brazil

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Kenshin Himura » 19 abr 2016, 09:31

Apesar de ter postado o texto, eu tenho bastante dificuldade de banir de vez o refrigerante em minha vida.
Por diversos momentos eu larguei, mas por desleixo e praticidade acabo bebendo. Agora estou tentando controlar isso melhor, pois é nítido o tanto que faz mal; por exemplo, tive uma lesão em meu joelho e acabei adquirindo tendinite.
Fiz todo o tratamento mas na época a dor não ia embora de jeito nenhum.
Ai li um texto sobre como refrigerantes atrapalham e resolvi cortar por tempo indeterminado.
O resultado veio.
Claro que não foi só cortar o refrigerante que resolveu o problema, mas tenho certeza que tomar essa medida foi muito importante.
Morrer é fácil, viver é que exige coragem real
Avatar do Usuário
Remy LeBeau
Veterano
Veterano
Mensagens: 297
Registado: 13 mar 2016, 23:41
Reputação: 3
Uzbekistan

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Remy LeBeau » 19 abr 2016, 17:14

Cortei tem uns 2 anos e meio. Não totalmente, porque tem alguma vez ou outra acabo tomando. A primeira impressão, depois de um bom tempo sem tomar, é o gosto de merda que o refrigerante tem, hehehe. Pelo menos ficou pra mim. O que me viciou não foi o açúcar, mas o gás da bebida.

Substituí por água de coco, água mineral, água com gás, sucos (naturais) e suco de cevada. :troll
Avatar do Usuário
Commodoro
Patrãozinho
Patrãozinho
Mensagens: 864
Registado: 11 mar 2016, 01:47
Reputação: 23
Portugal

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Commodoro » 19 abr 2016, 17:18

Eu tento limitar aos fins de semana mas é aquilo..3 L tá longe de ser saudável rsrs, ainda mais para quem malha. Sigo a dieta até bem na semana toda, depois é aquela avacalhação. E não bastasse o álcool..
Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé! (2 Timóteo 4:7)

Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera.

Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.


Alguns dos meus textos: [Reflexão] Lute contra uma vida vazia | [Reflexão] Dê graças a Deus por ter nascido Homem! | A Matrix da promiscuidade |
O corno, a família, o conservadorismo ou "A Vida como ela É" | O ateu conservador ou "O Que é Conservadorismo"? | Lumpemproletariado, violência e desarmamento civil em prol da Revolução

Imagem

✠ † ☨ ✞ ☩ ✙ ☧ ✚ ✟ ♰
Avatar do Usuário
Remy LeBeau
Veterano
Veterano
Mensagens: 297
Registado: 13 mar 2016, 23:41
Reputação: 3
Uzbekistan

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Remy LeBeau » 20 abr 2016, 22:58

Cortar o refrigerante + dieta paleo + exercícios físicos = a melhor coisa que um homem pode fazer para cuidar da própria saúde.
Avatar do Usuário
Czar
Aspirante
Aspirante
Mensagens: 19
Registado: 12 mar 2016, 08:55
Reputação: 0

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Czar » 21 abr 2016, 12:02

Já nem tomo refrigerante mais, parei por um ano e mês passado eu tomei so pra ver o que acontecia. Acho que é melhor larguar mesmo, sa porra é lixo. Até sucos de ("saquinho") em pó eu não tomo mais.

Mas tipo, e o álcool, ele atrapalha muito ou atrapalha bem menos que o refri?

http://projetofreelifestyle.blogspot.com.br/2014/05/refrigerantes-sao-o-inimigo.html
Imagem
Avatar do Usuário
Remy LeBeau
Veterano
Veterano
Mensagens: 297
Registado: 13 mar 2016, 23:41
Reputação: 3
Uzbekistan

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Remy LeBeau » 23 abr 2016, 01:32

Czar Escreveu:Já nem tomo refrigerante mais, parei por um ano e mês passado eu tomei so pra ver o que acontecia. Acho que é melhor larguar mesmo, sa porra é lixo. Até sucos de ("saquinho") em pó eu não tomo mais.

Mas tipo, e o álcool, ele atrapalha muito ou atrapalha bem menos que o refri?

http://projetofreelifestyle.blogspot.com.br/2014/05/refrigerantes-sao-o-inimigo.html


Boa, pergunta. Respondendo por cima...
O álcool vai reter líquidos, e consequentemente "inchar" a pessoa, causando aquele desconforto. Fora que são calorias vazias, ajudando no processo de engordar. A princípio seria isso (não considero a bebedeira, porque é obrigação do homem saber beber).
Mas o abalo é menor se a pessoa bebe com moderação. Eu, por exemplo, costumo beber, moderadamente, a cada 2 semanas. Não senti nada grave.
Acho que o refrigerante traz um malefício maior por causa dos seus efeitos concentrados e variados, e ainda à médio prazo, seja pelo açúcar, obesidade, problemas nos dentes, vício, gastrite, gases, osteoporose e etc.
Avatar do Usuário
Bill Kazmaier
Moderador
Moderador
Mensagens: 507
Registado: 16 abr 2016, 17:14
Reputação: 20
United States of America

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Bill Kazmaier » 23 abr 2016, 13:36

Não, pelo contrario, o alcool vai causar uma desidratação no organismo, e pra quem compete em esportes de performance isso é um atraso. Hidratação é a base de tudo... Mesmo assim bebo de vez em quando longe de treinos e competições, mas só cervejas, e qualidade nao quantidade. Então não afeta praticamente nada, tudo será reposto novamente nas 3-4 horas seguintes de hidratação.

Quanto a parte estética não me atenho a isso, mas sim, como o jovem ali disse, são calorias vazias...Voce tem que saber administrar a coisa como um todo, vendo todos fatores que vão influenciar. E como qualquer "droga", farmaco ou etc...depende da dosagem pra ter determinado efeito. Não significa que ingerir tal coisa vai ser prejudicial ou benefico sem levar em conta as quantidades.
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL"

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco" M. Tyson"
Avatar do Usuário
Flay
Aspirante
Aspirante
Mensagens: 3
Registado: 24 abr 2016, 20:03
Reputação: 0

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Flay » 24 abr 2016, 20:22

Fiz academia até fevereiro deste ano, e sempre tomava refrigerante aos sábados e domingos, mesmo minha mãe lhe falando: "Do que adianta estar lá puxando ferro, e quando chega em casa toma refri"....ela obviamente está certa.

Quero voltar a academia em breve, porém recomeçar do zero e dessa vez sem refrigerante.
Avatar do Usuário
Avenger
Soldado
Soldado
Mensagens: 55
Registado: 25 abr 2016, 02:09
Reputação: 0

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Avenger » 25 abr 2016, 03:43

Só beber refrigerante zero, é a mesma coisa
Não tem caloria e não atrapalha a dieta.
"There Is No Reason To Be Alive If You Can't Do Deadlift"
Jon Pall Sigmarsson
Avatar do Usuário
Kenshin Himura
Veterano
Veterano
Mensagens: 582
Registado: 16 mar 2016, 14:17
Reputação: 2
Brazil

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Kenshin Himura » 26 abr 2016, 14:59

Avenger Escreveu:Só beber refrigerante zero, é a mesma coisa
Não tem caloria e não atrapalha a dieta.

Em questão de caloria sim, mas segundo a matéria, o refrigerante zero também é prejudicial.

[... Ok, e os refrigerantes zero caloria/diet ?

Pois é, refrigerantes zero calorias não possuem açúcares e portanto não vão gerar os malefícios relacionados ao seu consumo.

Mas eles ainda são adoçados artificialmente.

E muitas vezes com adoçantes como o aspartame que é conhecido por sua má fama em causar problemas de saúde.

Nada bom.

Também não podemos esquecer que tanto o refrigerante normal como o zero podem conter ácido fosfórico em excesso o que pode influenciar na absorção e uso de certos minerais como o magnésio e cálcio. Ambos influenciam processos no organismo que podem afetar o seu treino...]

Como dito, se for pra tomar refri, o zero é melhor opção.

Mas melhor mesmo e não tomarmos nada disso.
Morrer é fácil, viver é que exige coragem real
Avatar do Usuário
Avenger
Soldado
Soldado
Mensagens: 55
Registado: 25 abr 2016, 02:09
Reputação: 0

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Avenger » 26 abr 2016, 19:44

Kenshin Himura Escreveu:
Avenger Escreveu:Só beber refrigerante zero, é a mesma coisa
Não tem caloria e não atrapalha a dieta.

Em questão de caloria sim, mas segundo a matéria, o refrigerante zero também é prejudicial.

[... Ok, e os refrigerantes zero caloria/diet ?

Pois é, refrigerantes zero calorias não possuem açúcares e portanto não vão gerar os malefícios relacionados ao seu consumo.

Mas eles ainda são adoçados artificialmente.

E muitas vezes com adoçantes como o aspartame que é conhecido por sua má fama em causar problemas de saúde.

Nada bom.

Também não podemos esquecer que tanto o refrigerante normal como o zero podem conter ácido fosfórico em excesso o que pode influenciar na absorção e uso de certos minerais como o magnésio e cálcio. Ambos influenciam processos no organismo que podem afetar o seu treino...]

Como dito, se for pra tomar refri, o zero é melhor opção.

Mas melhor mesmo e não tomarmos nada disso.


Cara Aspartame não vai te matar mais que a pizza que come no fim de semana e um monte de besteiras que comemos de vez enquanto
Isso é besteira porque nada que comemos é 100% orgânico
Nem o básico, arroz, feijão e carne são; quem dirá as outras coisas.

Não se bitole com coisa pequena, bateu uma vontade de comer doce em dieta beba uma coca zero e seja feliz.
"There Is No Reason To Be Alive If You Can't Do Deadlift"
Jon Pall Sigmarsson
Avatar do Usuário
Betao Marcatto
Aspirante
Aspirante
Mensagens: 9
Registado: 30 mai 2016, 00:37
Reputação: 0

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Betao Marcatto » 04 jun 2016, 12:38

Só por curiosidade ... faço a dieta metabólica e refrigerante zero é liberado ... tomo todos os dias ...
Avatar do Usuário
Remy LeBeau
Veterano
Veterano
Mensagens: 297
Registado: 13 mar 2016, 23:41
Reputação: 3
Uzbekistan

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Remy LeBeau » 25 jun 2016, 06:01

Avenger Escreveu:Cara Aspartame não vai te matar mais que a pizza que come no fim de semana e um monte de besteiras que comemos de vez enquanto
Isso é besteira porque nada que comemos é 100% orgânico
Nem o básico, arroz, feijão e carne são; quem dirá as outras coisas.

Não se bitole com coisa pequena, bateu uma vontade de comer doce em dieta beba uma coca zero e seja feliz.

Passou batido, mas é vero.
A maior parte do que comemos é transgênico mesmo. Alguns estão indicados no rótulo com o sinal, mas a grande maioria dos fabricantes não cumpre à legislação e não indica que há transgênicos no alimento.
Sem adentrar naquelas discussões conspiratórias dos alimentos transgênicos, mas o grosso do que nos alimentamos é tudo recheado de agrotóxicos, e alguns que utilizamos aqui já estão banidos há décadas em países mais desenvolvidos.

Existe orgânico? Existe, claro, mas aí é um produto semi-artesanal. Se prepare para gastar uns 300% ~ 500% a mais em um produto só pelo fato dele ser orgânico. Tem bala na agulha? Então coma.

Semana passada eu estava em um mercado gourmet e me deparei com uma barra de chocolate dietética, acho eu, importada da Bélgica. O produto custava 157 temerários, sem brincadeiras, até passei na máquina e perguntei lá. Já uma barra de chocolate Milka encorpada, também importada, saía por 32 temerários.

Aí vai de cada um. Mas se o cara bitolar, vai entrar em paranóia e deixar de ser alimentar.
Avatar do Usuário
Don Welzo
Veterano
Veterano
Mensagens: 288
Registado: 12 mar 2016, 20:46
Reputação: 0

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Don Welzo » 25 jun 2016, 13:05

Graças a Deus não sou rico, mas como bastante comida natural.

E é claro, não tem como parar de beber coca cola..... maldito Tio Sam :troll
Avatar do Usuário
Lira Órfica
Aspirante
Aspirante
Mensagens: 5
Registado: 25 jun 2016, 16:40
Reputação: 0

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Lira Órfica » 25 jun 2016, 16:49

tomei muito refrigerante quando era mais novo, um engradado em três dias, depois comecei a enjoar, hoje não consigo tomar nem meio copo
Avatar do Usuário
Tony25
Cabo
Cabo
Mensagens: 104
Registado: 05 jul 2016, 00:55
Reputação: 0
Brazil

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Tony25 » 06 jul 2016, 20:15

Tem questão da acides também. Alimentação acida vai tornando tecidos mais ácidos, causa envelhecimento e dificulta regeneração dos tecidos (inclusive muscular).
Avatar do Usuário
Hombre de hielo
Membro VIP
Membro VIP
Mensagens: 699
Registado: 12 mar 2016, 12:25
Reputação: 4
Brazil

Re: Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Mensagempor Hombre de hielo » 07 jun 2018, 21:31

Refrigerante faz mal principalmente pra quem se alimenta mal!

Pra quem não consegue ficar sem... sugiro que sempre coloque 2 pedras de gelo a cada copo (200ml), pois aqueles poucos mls de água amenizarão o excesso de açúcar! E tome refrigerante depois da digestão de uma refeição ou de um lanche reforçado! Nunca tome de estômago vazio ou depois de um leve lanche!

Voltar para “Saúde e Musculação”

Quem está logado:

Usuários neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante