Se registrou agora? é obrigatório se apresentar neste tópico em menos de 24 horas, sob pena de exclusão: [Novatos] Apresente-se aqui.

OBS.: Para participar do Chat, ver perfis e acessar o sub-fórum Relatos & Relacionamentos você precisa se cadastrar no Fórum. Os tópicos dessa seção não aparecem no box de mensagens recentes abaixo.

Caso sua conta não tenha sido aprovada imediatamente, aguarde o prazo de 2 (dois) dias úteis para ter seu cadastro efetivado por um Administrador.

Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Discussões com temáticas realistas e afins
Avatar do Usuário
Brabham
Veterano
Veterano
Mensagens: 352
Registado: 12 mar 2016, 19:25
Reputação: 1

Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Brabham » 09 abr 2016, 16:13

Vivo, NET e Oi, três das principais operadoras de telecomunicação do Brasil, anunciaram recentemente que todos os seus planos de internet fixa serão oferecidos com um limite de dados. Desse modo, mesmo conexões por ADSL - aquelas em que a rede aproveita a linha de telefone do usuário - funcionarão por franquia, como nos planos de internet móvel.

Em outras palavras, as operadoras poderão cortar ou reduzir a velocidade da internet quando o usuário atingir o limite. Atualmente, os planos de internet fixa são regulados por velocidade, e não há volume máximo de dados. Um consumidor pode baixar filmes, músicas e assistir vídeos o quanto quiser, pagando apenas pela velocidade com que esses dados trafegam. Com um limite de consumo, a experiência do usuário é seriamente prejudicada.

Veja o caso da Netflix, por exemplo. O serviço de streaming oferece diversos filmes e séries de TV em alta resolução, sendo que um vídeo em HD (a partir de 720p) consome algo em torno de 3GB por hora, segundo a empresa. Se você assistir a dois episódios da sua série favorita por dia, com cerca de 50 minutos cada um, e em alta resolução, ao fim do mês você terá gasto 180GB da sua franquia de dados fixa. Só com Netflix.

Acrescente ao cálculo todos os outros aplicativos da vida moderna que consomem cada vez mais dados. Pense em quantas horas de vídeos no YouTube você assiste por mês, em quantos vídeos e fotos são exibidos na sua linha do tempo no Facebook ou no Twitter, no número de imagens que você baixa no Snapchat e nas atualizações de apps que o seu smartphone exige diariamente.

Agora multiplique esse número pela quantidade de dispositivos ligados à sua rede fixa, incluindo celulares da família, computador, laptop, tablet e videogame, por cabo ou pelo Wi-Fi. Ao fim das contas, você perceberá que um plano de 130GB - o mais alto e caro oferecido pela Vivo, por exemplo - não é muita coisa.

E é justamente nesse ponto que se encontra o "trunfo" das operadoras de telecomunicações, que agora possuem argumentos não só para convencê-lo a aumentar a velocidade da sua internet, mas também a contratar uma franquia com limite maior, e, consequentemente, mais cara, ou ainda mudar-se para a fibra ótica.

Isso é permitido?

Atualmente, mais de 25 milhões de brasileiros acessam a internet por redes fixas. Com essas novas regras, muitos usuários poderiam ser prejudicados pela interrupção inesperada de serviços ou mesmo por uma queda na velocidade quando atingissem o limite de suas franquias. Mas o que a lei tem a dizer?

Imagem

O modelo de cobrança é regulamentado normalmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim como é permitido em contratos de redes móveis. As operadoras só precisam respeitar algumas exigências, como a de oferecer ao consumidor uma ferramenta para que ele monitore o volume de dados consumido em tempo real. Além disso, as empresas devem alertar o usuário quando ele estiver perto de atingir o limite contratado.

O Marco Civil da Internet também dá liberdade para que as operadoras cobrem o cliente da maneira que acharem melhor. A única restrição, nesse sentido, se refere ao conteúdo: uma empresa não pode impedir o usuário de acessar alguns sites, mas podem, sim, interromper a conexão do consumidor em caso de "débito diretamente decorrente de sua utilização".

Como saber se serei afetado?

Por enquanto, as novas regras afetam apenas usuários de conexões ADSL, deixando "ilesos" os consumidores de internet por meio de fibra ótica. Clientes da NET também já acessam a rede pelo regime de franquia de dados há tempos, o que a empresa justifica em seu site oficial dizendo que "se preocupa muito com a qualidade dos serviços que presta".

"Um fator chave para garantir a velocidade de conexão da banda larga é ter a rede corretamente dimensionada para atender bem todos os nossos clientes. O perfil de utilização de cada cliente impacta diretamente no tráfego e com isso a NET tem consistentemente conseguido oferecer maior velocidade e menor preço", argumenta a companhia.

Já a Vivo, recém-chegada ao ramo de cobrança por franquia, estabelece as seguintes métricas:

Banda Larga Popular de 200 kbps: 10 GB por mês
Banda Larga Popular de 1 e 2 Mbps: 10 GB por mês
Vivo Internet de 4 Mbps: 50 GB por mês
Vivo Internet de 8 e 10 Mbps: 100 GB por mês
Vivo Internet de 15 Mbps: 120 GB por mês
Vivo Internet de 25 Mbps: 130 GB por mês
A cobrança franqueada começou a valer na Vivo desde o último dia 5 de fevereiro. Contratos estabelecidos antes dessa data, porém, serão mantidos ilimitados até o dia 31 de dezembro de 2016. Já os planos da Oi são um pouco mais generosos com quem possui planos de internet mais lenta, mas também são mais restritivos chegando aos valores mais altos:

Até 600 kbps: 20GB por mês
Até 1 Mbps: 40 GB por mês
Até 2 Mbps: 50 GB por mês
Até 5 Mbps: 60 GB por mês
Até 10 Mbps: 80 GB por mês
Até 15 Mbps: 100 GB por mês
A Tim, que também oferece serviço de internet por conexão ADSL, não possui planos sob franquia. Em nota, a empresa afirmou que também não pretende mudar seu modo de cobrança por enquanto.

Próximos passos

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) do Ministério Público do Distrito Federal deu início a um processo que investigará essas ofertas da Vivo, Oi e NET. De acordo com o promotor Paulo Roberto Binicheski, a cobrança com limite de dados é desvantajosa para o consumidor.

"A proposta de alteração do sistema de cobrança reflete planos comerciais abusivos, com o propósito disfarçado de encarecer os custos de utilização da internet pelo usuário médio", disse Binicheski em nota divulgada à imprensa. Ao consumidor, resta aguardar o desenrolar dos fatos e, assim como já faz no celular, tentar restringir os gastos com internet mesmo quando estiver em casa.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/noticia/limite-de-dados-em-internet-fixa-pode-prejudicar-milhoes-de-brasileiros/56099
“O preço da liberdade é a vigilância eterna”. — Thomas Jefferson
Avatar do Usuário
Commodoro
Patrãozinho
Patrãozinho
Mensagens: 893
Registado: 11 mar 2016, 01:47
Reputação: 31
Portugal

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Commodoro » 09 abr 2016, 16:33

Download de meros 5 jogos PS3-PS4 já são suficientes para acabar com a franquia de 100 GB por mês.

Conseguiram a proeza de regredir a internet.
Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé! (2 Timóteo 4:7)

Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera.

Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.


Alguns dos meus textos: [Reflexão] Lute contra uma vida vazia | [Reflexão] Dê graças a Deus por ter nascido Homem! | A Matrix da promiscuidade |
O corno, a família, o conservadorismo ou "A Vida como ela É" | O ateu conservador ou "O Que é Conservadorismo"? | Lumpemproletariado, violência e desarmamento civil em prol da Revolução

Imagem

✠ † ☨ ✞ ☩ ✙ ☧ ✚ ✟ ♰
Avatar do Usuário
John Stewart
Soldado
Soldado
Mensagens: 77
Registado: 16 mar 2016, 22:29
Reputação: 5
Brazil

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor John Stewart » 09 abr 2016, 17:08

É possível reverter esta situação?
Avatar do Usuário
Cabraman
Veterano
Veterano
Mensagens: 21
Registado: 12 mar 2016, 05:45
Reputação: 0

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Cabraman » 09 abr 2016, 17:42

Enquanto o impedimento da anta estiver nos holofotes muita merda vai acontecer embaixo dos panos, o cabra que usa o netflix tá fodido se essa norma for regulamentada.
Avatar do Usuário
Thanatos
Tenente
Tenente
Mensagens: 363
Registado: 11 mar 2016, 12:55
Reputação: 0
Brazil

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Thanatos » 09 abr 2016, 17:45

Nos EUA tentaram por esta merda, mas graças aos pequenos produtores de conteúdo, eles falharam. Aqui no Brasil, com a burrocracia e agências reguladoras não só pra dificultar os pequenos, como pra punir "concorrência desleal"(leia-se não fazer parte do cartel), a situação é trágia. Provavelmente poucas regiões vão ter opções sem limites.

- Já temos uma das velocidades mais lentas do mundo
- As empresas só precisam garantir 20% da velocidade em horário de pico
- A conexão do Brasil é uma das mais instáveis do mundo
(...)
Agora querem isto?

Na boa, se ta tão difícil vender 10MB, venda 5MB.
Avatar do Usuário
Brabham
Veterano
Veterano
Mensagens: 352
Registado: 12 mar 2016, 19:25
Reputação: 1

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Brabham » 09 abr 2016, 18:21

Até a GVT, que a partir do dia 15 será Vivo Fibra, aderiu essa ideia ridícula. :facepalm:
“O preço da liberdade é a vigilância eterna”. — Thomas Jefferson
Avatar do Usuário
Thanatos
Tenente
Tenente
Mensagens: 363
Registado: 11 mar 2016, 12:55
Reputação: 0
Brazil

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Thanatos » 09 abr 2016, 20:16

Brabham Escreveu:Até a GVT, que a partir do dia 15 será Vivo Fibra, aderiu essa ideia ridícula. :facepalm:


A live tim não aderiu e nem a copel. Quem puder boicotar, que faça boicote ou mude pra provedores menores.
Avatar do Usuário
Beetle
Veterano
Veterano
Mensagens: 111
Registado: 02 abr 2016, 11:56
Reputação: 2
Brazil

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Beetle » 09 abr 2016, 20:47

ÊÊÊÊ Brasilzão do meu saco...

Eu ouvi a respeito dessa merda. Mas é no no Brasil mesmo viu.

Mas acho que vai ter auê. Isso aí não deve passar fácil.
A Vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.
MADRUGA, Seu.
Avatar do Usuário
John Sheridan
Administrador
Administrador
Mensagens: 615
Registado: 11 mar 2016, 01:55
Reputação: 4
Brazil

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor John Sheridan » 09 abr 2016, 21:24

Lixo.

Maioria da internet é anti-PT e Anti-socialismo.

Vão fazer de tudo para dificultar esse acesso ao nosso bastião.
MAKE REAL GREAT AGAIN

Inspirações:

-IMPOSTO É ROUBO - M.Rothbard
-THEY NEED TO BE PHYSICALLY REMOVED - Hans-Herman Hoppe
-EU QUERO ANDAR DE TANQUE, PORRA! - Paulo Kogos
-Nós iremos construir o maior fórum que a Real ja viu e vamos fazer xs feministxs pagarem por ele -Donald Sheridan Trump
Avatar do Usuário
Thomas Bayes
Aspirante
Aspirante
Mensagens: 13
Registado: 09 abr 2016, 11:42
Reputação: 0

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Thomas Bayes » 09 abr 2016, 21:38

Estou torcendo pra que isso não vá pra frente, seria um regresso total.
Ever since I was a child I have had this instinctive urge for expansion and growth. To me, the function and duty of a quality human being is the sincere and honest development of one's potential.
Bruce Lee
Avatar do Usuário
Homem
Moderador
Moderador
Mensagens: 1345
Registado: 12 mar 2016, 19:42
Reputação: 11

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Homem » 09 abr 2016, 21:51

Só empresas protegidas por agências reguladoras estatais são capazes de tomar uma medida como essa. E é exatamente pra isso que serve a Anatel e outras agências reguladoras: proteger o cartel em detrimento do consumidor.
"Acabou o dinheiro, o carro, acabou os amigos e as mulheres" (Predador)
Avatar do Usuário
Gregor
Membro VIP
Membro VIP
Mensagens: 382
Registado: 11 mar 2016, 21:50
Reputação: 15
Ireland

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Gregor » 09 abr 2016, 21:54

Mas eu pego via rádio dnv VTNC Oi Tim Vivo... só vão perder clientes ...

"As mulheres não são nossas inimigas, e sim professoras cruéis da vida." @Gregor

FACEBOOK: CLIQUE AQUI
Avatar do Usuário
Commodoro
Patrãozinho
Patrãozinho
Mensagens: 893
Registado: 11 mar 2016, 01:47
Reputação: 31
Portugal

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Commodoro » 09 abr 2016, 22:12

Não perdem clientes porque a internet é coisa tão básica quanto alimentação hoje em dia.
Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé! (2 Timóteo 4:7)

Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera.

Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.


Alguns dos meus textos: [Reflexão] Lute contra uma vida vazia | [Reflexão] Dê graças a Deus por ter nascido Homem! | A Matrix da promiscuidade |
O corno, a família, o conservadorismo ou "A Vida como ela É" | O ateu conservador ou "O Que é Conservadorismo"? | Lumpemproletariado, violência e desarmamento civil em prol da Revolução

Imagem

✠ † ☨ ✞ ☩ ✙ ☧ ✚ ✟ ♰
Avatar do Usuário
TendouSouji
Soldado
Soldado
Mensagens: 97
Registado: 25 mar 2016, 02:20
Reputação: 0
Brazil

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor TendouSouji » 09 abr 2016, 22:22

Só aqui no BR Mesmo...ja não basta ter uma das internets mais caras e mais lentas do mundo,ainda temos esse problema do limite,sempre acho que tudo que é ruim pode piorar
Avatar do Usuário
Thanatos
Tenente
Tenente
Mensagens: 363
Registado: 11 mar 2016, 12:55
Reputação: 0
Brazil

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Thanatos » 09 abr 2016, 22:40

Commodoro Escreveu:Não perdem clientes porque a internet é coisa tão básica quanto alimentação hoje em dia.


Aqui em CTBA eu posso usar a LIVE TIM e a COPEL, que não tem limite de dados e se elas passarem a aderir a isto, posso usar internet via radio. E se a ANATEL sair punindo quem não fizer parte do cartel por "concorrência desleal", ainda ira surgir internet pirata, como existe com TV a cabo.
Avatar do Usuário
Brabham
Veterano
Veterano
Mensagens: 352
Registado: 12 mar 2016, 19:25
Reputação: 1

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Brabham » 09 abr 2016, 22:44

Commodoro Escreveu:Não perdem clientes porque a internet é coisa tão básica quanto alimentação hoje em dia.

Sem contar que determinadas áreas sofrem com a ausência de cobertura das demais operadoras.
Dessa forma as pessoas não têm muitas opções e uma única operadora acaba predominando.
“O preço da liberdade é a vigilância eterna”. — Thomas Jefferson
Avatar do Usuário
John Sheridan
Administrador
Administrador
Mensagens: 615
Registado: 11 mar 2016, 01:55
Reputação: 4
Brazil

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor John Sheridan » 09 abr 2016, 22:51

Brabham Escreveu:
Commodoro Escreveu:Não perdem clientes porque a internet é coisa tão básica quanto alimentação hoje em dia.

Sem contar que determinadas áreas sofrem com a ausência de cobertura das demais operadoras.
Dessa forma as pessoas não têm muitas opções e uma única operadora acaba predominando.



Foi o meu caso. Não tinha GVT e nem live tim aqui.

Estava preso a Oi velox. Foi só a live Tim colocar os pés aqui que eu mudei de operadora.

Não me arrependo nenhum um pouco.
MAKE REAL GREAT AGAIN

Inspirações:

-IMPOSTO É ROUBO - M.Rothbard
-THEY NEED TO BE PHYSICALLY REMOVED - Hans-Herman Hoppe
-EU QUERO ANDAR DE TANQUE, PORRA! - Paulo Kogos
-Nós iremos construir o maior fórum que a Real ja viu e vamos fazer xs feministxs pagarem por ele -Donald Sheridan Trump
Avatar do Usuário
Brabham
Veterano
Veterano
Mensagens: 352
Registado: 12 mar 2016, 19:25
Reputação: 1

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor Brabham » 09 abr 2016, 22:59

John Sheridan Escreveu:
Brabham Escreveu:
Commodoro Escreveu:Não perdem clientes porque a internet é coisa tão básica quanto alimentação hoje em dia.

Sem contar que determinadas áreas sofrem com a ausência de cobertura das demais operadoras.
Dessa forma as pessoas não têm muitas opções e uma única operadora acaba predominando.



Foi o meu caso. Não tinha GVT e nem live tim aqui.

Estava preso a Oi velox. Foi só a live Tim colocar os pés aqui que eu mudei de operadora.

Não me arrependo nenhum um pouco.

Oi Velox :Z=
Já sofri demais com essa desgraça.
“O preço da liberdade é a vigilância eterna”. — Thomas Jefferson
Avatar do Usuário
John Sheridan
Administrador
Administrador
Mensagens: 615
Registado: 11 mar 2016, 01:55
Reputação: 4
Brazil

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor John Sheridan » 09 abr 2016, 23:03

Brabham Escreveu:
John Sheridan Escreveu:
Brabham Escreveu:
Commodoro Escreveu:Não perdem clientes porque a internet é coisa tão básica quanto alimentação hoje em dia.

Sem contar que determinadas áreas sofrem com a ausência de cobertura das demais operadoras.
Dessa forma as pessoas não têm muitas opções e uma única operadora acaba predominando.



Foi o meu caso. Não tinha GVT e nem live tim aqui.

Estava preso a Oi velox. Foi só a live Tim colocar os pés aqui que eu mudei de operadora.

Não me arrependo nenhum um pouco.

Oi Velox :Z=
Já sofri demais com essa desgraça.


Nem me fale.

É uma empresa que eu não volto nunca mais.

Pra quem tem facebook, apóiem o movimento:



Só vamos esperar que essa página não dê esquerdada e clame por mais intervenção estatal.

Livre-mercado e não-regulação é a nossa meta.
MAKE REAL GREAT AGAIN

Inspirações:

-IMPOSTO É ROUBO - M.Rothbard
-THEY NEED TO BE PHYSICALLY REMOVED - Hans-Herman Hoppe
-EU QUERO ANDAR DE TANQUE, PORRA! - Paulo Kogos
-Nós iremos construir o maior fórum que a Real ja viu e vamos fazer xs feministxs pagarem por ele -Donald Sheridan Trump
Avatar do Usuário
John Sheridan
Administrador
Administrador
Mensagens: 615
Registado: 11 mar 2016, 01:55
Reputação: 4
Brazil

Re: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros.

Mensagempor John Sheridan » 09 abr 2016, 23:23

:( :( :( :(

Imagem
MAKE REAL GREAT AGAIN

Inspirações:

-IMPOSTO É ROUBO - M.Rothbard
-THEY NEED TO BE PHYSICALLY REMOVED - Hans-Herman Hoppe
-EU QUERO ANDAR DE TANQUE, PORRA! - Paulo Kogos
-Nós iremos construir o maior fórum que a Real ja viu e vamos fazer xs feministxs pagarem por ele -Donald Sheridan Trump

Voltar para “Fórum da Real”

Quem está logado:

Usuários neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante