Se registrou agora? é obrigatório se apresentar neste tópico em menos de 24 horas, sob pena de exclusão: [Novatos] Apresente-se aqui.

OBS.: Para participar do Chat, ver perfis e acessar o sub-fórum Relatos & Relacionamentos você precisa se cadastrar no Fórum. Os tópicos dessa seção não aparecem no box de mensagens recentes abaixo.

Caso sua conta não tenha sido aprovada imediatamente, aguarde o prazo de 2 (dois) dias úteis para ter seu cadastro efetivado por um Administrador.

COMO VENCER O VÍCIO DA MOLEZA NOS ESTUDOS? - A visão de S. Tomás de Aquino

Concursos e diários de estudos; dicas, artigos e finanças em geral; mercado financeiro, Bolsa de Valores, demais investimentos
AC300
Veterano
Veterano
Registado: 12 mar 2016, 17:00
Reputação: 9

COMO VENCER O VÍCIO DA MOLEZA NOS ESTUDOS? - A visão de S. Tomás de Aquino

Mensagempor AC300 » 05 mai 2018, 23:51

No meu caso, geralmente, tenho preguiça de estudar, mas o que funciona para resolver essa situação é a simples iniciativa. Basta abrir o livro e começar a ler que tenho disposição. Tenho uma grande vantagem de estudar o que realmente me interessa, o que facilita a vontade.
"O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha." (Thomas Carlyle)
Expoure
Capitão
Capitão
Registado: 20 mai 2017, 21:19
Reputação: 7
Brazil

Re: COMO VENCER O VÍCIO DA MOLEZA NOS ESTUDOS? - A visão de S. Tomás de Aquino

Mensagempor Expoure » 06 mai 2018, 09:28

Muito bom!
“Aprendi na estrada que o mais difícil não é seguir em frente, e sim, não olhar para trás.”

"Se você parar de ver o mundo em termos do que você gosta ou desgosta e começar a ver as coisas pelo o que elas realmente são, vai encontrar um ideal de paz muito maior na sua vida"
Patrick Jane (The mentalist)
SOMBRIO
Soldado
Soldado
Registado: 04 mar 2018, 14:29
Reputação: 11
Brazil

Mensagempor SOMBRIO » 06 mai 2018, 13:50

Pra estudar não basta motivação é preciso ter disciplina. A pessoa tem que ele mesmo se colocar em um regime " Militar" de estudos.
Pode começar se obrigando a estudar 30 minutos por dia e vai aumentando gradualmente o tempo. Mas não pode estudar tempo demais, senão a pessoa relaxa. Em escolas militares as notas são sempre mais altas porque você é obrigado a estudar.
Se tivesse uma escola, faculdade, cursinho mesmo que não seja militar mas com professores e um sistema que te obriga a estudar, extremamente rígido, o aproveitamento dos estudos seriam muito maiores.
Em grupos de estudo é possível fazer isso com um revezamento onde uma parte fica de guarda obrigando os outros a estudar e depois inverte, a parte que estudava fica de guarda, obrigando a outra parte a estudar. Esse sistema de estudo torno o estudo muito mais proveitoso.
Em países comunistas é assim, por isso que mesmo sem ter comida, dinheiro, esses países conseguem se tornar potência nuclear.
O ser humano só estuda bem quando é obrigado a faze-lo. Se auto obrigar requer muita disciplina, quem não a tem pode pedir para ser feito em grupos de estudo. Não é uma ideia radical, é uma forma de se ter a disciplina que falta.

Nos estudos, disciplina é mais importante que motivação.
Commodoro
Patrãozinho
Patrãozinho
Registado: 11 mar 2016, 01:47
Reputação: 31
Portugal

Mensagempor Commodoro » 07 mai 2018, 10:59

Não tive tempo para ver o vídeo em particular, mas deixarei aqui uma dica que me sempre foi útil.

- O primeiro passo é condicionar a mente, reconhecendo a necessidade de estudar. Ex. Preciso ser aprovado na cadeira tal, e para isto, devo cumprir a rotina de estudos. É um "mal necessário". Excelente é programar o horário de estudos com antecedência, numa agenda. Se você raciocina assim diariamente, seu subconsciente aceita e a tendência é a de se manter focado neste espaço de tempo que você já programou. Eu anoto até o tempo livre que posso utilizar para entretenimento! Normalmente eu utilizo o espaço da tarde para estudos, ao passo que à noite posso sair com a namorada, assistir algum jogo de futebol/filme no tempo da noite, atuando como num "sistema de contra-pesos". Entretenimento, descanso e organização, sempre isto em mente.

- Antes de começar os estudos propriamente dito, eu dou uma olhada no Facebook e nas notícias, falo rapidamente com algum amigo. É comum que eu faça isso no intervalo entre os estudos também, para assim "esquecer" um pouco do estudo estressante, com pausas de 5 a 10 minutos em geral. Também sempre começo a rotina com café (difícil alguém não fazê-lo) e tendo a consumi-la outras vezes para manter a concentração. / Dependendo do assunto, é possível colocar músicas em segundo plano, desde que calmas. Podem ajudar a relaxar mesmo no processo de estudo.
Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé! (2 Timóteo 4:7)

Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera.

Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.

Alguns dos meus textos: [Reflexão] Lute contra uma vida vazia | [Reflexão] Dê graças a Deus por ter nascido Homem! | A Matrix da promiscuidade |
O corno, a família, o conservadorismo ou "A Vida como ela É" | O ateu conservador ou "O Que é Conservadorismo"? | Lumpemproletariado, violência e desarmamento civil em prol da Revolução

Imagem

✠ † ☨ ✞ ☩ ✙ ☧ ✚ ✟ ♰
AC300
Veterano
Veterano

Mensagempor AC300 » 19 mai 2018, 18:40

Commodoro Escreveu:
- Antes de começar os estudos propriamente dito, eu dou uma olhada no Facebook e nas notícias, falo rapidamente com algum amigo. É comum que eu faça isso no intervalo entre os estudos também, para assim "esquecer" um pouco do estudo estressante, com pausas de 5 a 10 minutos em geral. Também sempre começo a rotina com café (difícil alguém não fazê-lo) e tendo a consumi-la outras vezes para manter a concentração. / Dependendo do assunto, é possível colocar músicas em segundo plano, desde que calmas. Podem ajudar a relaxar mesmo no processo de estudo.

É recomendável ter intervalos quando está estudando, mas no geral acessar redes sociais com esse curto espaço de tempo não é o mais adequado, pode baixar o nível de aprendizado, o prof. Pier demonstra muito bem isso em seus livros, com base na neurociência e nas suas experiência como professor.
AC300
Veterano
Veterano

Mensagempor AC300 » 19 mai 2018, 18:44

SOMBRIO Escreveu:Pra estudar não basta motivação é preciso ter disciplina. A pessoa tem que ele mesmo se colocar em um regime " Militar" de estudos.
Pode começar se obrigando a estudar 30 minutos por dia e vai aumentando gradualmente o tempo. Mas não pode estudar tempo demais, senão a pessoa relaxa. Em escolas militares as notas são sempre mais altas porque você é obrigado a estudar.
Se tivesse uma escola, faculdade, cursinho mesmo que não seja militar mas com professores e um sistema que te obriga a estudar, extremamente rígido, o aproveitamento dos estudos seriam muito maiores.
Em grupos de estudo é possível fazer isso com um revezamento onde uma parte fica de guarda obrigando os outros a estudar e depois inverte, a parte que estudava fica de guarda, obrigando a outra parte a estudar. Esse sistema de estudo torno o estudo muito mais proveitoso.
Em países comunistas é assim, por isso que mesmo sem ter comida, dinheiro, esses países conseguem se tornar potência nuclear.
O ser humano só estuda bem quando é obrigado a faze-lo. Se auto obrigar requer muita disciplina, quem não a tem pode pedir para ser feito em grupos de estudo. Não é uma ideia radical, é uma forma de se ter a disciplina que falta.

Nos estudos, disciplina é mais importante que motivação.

Isso funciona para estudos com uma finalidade mais prática, como passar num concurso. Mas para o estudo visando a educação do homem, como uma formação da personalidade, não funciona bem.
AC300
Veterano
Veterano

Mensagempor AC300 » 19 mai 2018, 18:44

SOMBRIO
Soldado
Soldado
Registado: 04 mar 2018, 14:29
Reputação: 11
Brazil

Mensagempor SOMBRIO » 20 mai 2018, 11:42

[/quote]
Isso funciona para estudos com uma finalidade mais prática, como passar num concurso. Mas para o estudo visando a educação do homem, como uma formação da personalidade, não funciona bem.[/quote]

Sim falei exatamente para esse fim, de estudar para concursos, vestibulares e provas importantes.
Expoure
Capitão
Capitão
Brazil

Mensagempor Expoure » 20 mai 2018, 14:59

Gostaria de complementar os vídeos de dicas com as orações de S. Tomás de Aquino

Para antes dos estudos (S. Tomás de Aquino)
[1]

Infalível Criador, que, dos tesouros da Vossa sabedoria,
tirastes as hierarquias dos anjos, colocando-as com ordem admirável no céu;
Vós, que distribuístes o universo com encantadora harmonia;
Vós, que sois a verdadeira fonte da luz e o princípio supremo da sabedoria,
difundi sobre as trevas da minha mente o raio do esplendor, removendo as duplas trevas nas quais nasci: o pecado e a ignorância.
Vós, que tornastes fecunda a língua das crianças, tornai erudita a minha língua e espalhai sobre os meus lábios a vossa bênção.
Concedei-me a agudeza de entender, a capacidade de reter, a sutileza de relevar, a facilidade de aprender, a graça abundante de falar
e de escrever.
Ensinai-me a começar, regei-me no continuar e no perseverar até o término.
Vós, que sois verdadeiro Deus e verdadeiro homem,
que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

Amém.

[2]

Criador Inefável, Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência, derramai sobre as trevas da minha inteligência um raio
da vossa claridade.
Dai-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar e graça abundante para falar.
Meu Deus, semeai em mim a semente da vossa bondade.
Fazei-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia;
que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba;
que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.
Concedei-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-Vos, diligência para Vos procurar, sabedoria para Vos encontrar,
uma boa conduta para Vos agradar, confiança para esperar em Vós, constância para fazer a Vossa vontade.
Orientai, meu Deus, a minha vida;
concedei-me saber o que me pedis e ajudai-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos.

Amém.
“Aprendi na estrada que o mais difícil não é seguir em frente, e sim, não olhar para trás.”

"Se você parar de ver o mundo em termos do que você gosta ou desgosta e começar a ver as coisas pelo o que elas realmente são, vai encontrar um ideal de paz muito maior na sua vida"
JVFrossard
Veterano
Veterano
Registado: 23 mar 2016, 22:50
Reputação: 5

Mensagempor JVFrossard » 26 mai 2018, 11:38

Caramba, obrigado por ter compartilhado. Vídeo excelente!
Toma o escudo da tua fé e avança a passo decidido, seja a favor do vento ou contra todos os ventos!
AC300
Veterano
Veterano

Mensagempor AC300 » 02 jun 2018, 18:39

Colaps0
Aspirante
Aspirante
Registado: 15 set 2017, 08:07
Reputação: 0
Brazil

Mensagempor Colaps0 » 26 jun 2018, 08:03

Além de motivação e disciplina, saber como estudar também é essencial. Para isso, recomendo fortemente a leitura do livro Aprendendo Inteligência, tanto para quem visa concurso/vestibular, como para quem deseja se educar como homem. No mais, bons hábitos fora dos horários de estudos também são importantes, exercícios físicos ("tão importante quanto exercitar a mente é exercitar o corpo"), boa alimentação e suplementação, e a eliminação de algumas coisas prejudiciais, como excesso nas redes sociais e o consumo de TV - substitua essas merdas por boas leituras que estão fora do seu campo de estudo ou aprenda a tocar um instrumento.
AC300
Veterano
Veterano

Mensagempor AC300 » 21 jul 2018, 13:52

Você deve estudar todos os dias, assim como deve rezar todos os dias, mas há aqueles dias em que você está especialmente burro, em que só a ideia de estudar dá dor de cabeça. Isso acontece, existem dias em que não conseguimos estudar nada.

Mas existem exceções. Hoje foi seu primeiro dia burro, amanhã o seu segundo dia burro, depois o seu terceiro dia burro... aí, não, filho, você é que está com preguiça de estudar. Nesse terceiro dia, vai estudar! Vai estudar e acabou! Mesmo que você leia apenas como um papagaio. Mas não deixe a sua alma se acostumar com o estado de burrice. Não se acostume com esse estado, porque depois vai ser difícil livrar-se dele.

Dois grandes mestres dão conselhos muito valiosos:

"Se você estudar meia hora por dia todos os dias você se tornará um erudito. Eu nunca recomendei que ninguém estudasse mais de três horas por dia. Mesmo que você tenha todo o dia livre, estudo são três horas. O que passar disso você não vai assimilar. A sua capacidade de assimilação aumentará com o tempo. Quando você estiver com 50 ou 60 anos, daí, talvez, você conseguirá ir para 5, 6, 7 horas. Talvez. Antes, não. Então não se trata de estudar muito. Você tem meia hora por dia? Ótimo! Você é um homem afortunado". (Olavo de Carvalho)

"Eu sempre digo para meus alunos: são duas horas de filosofia e duas horas de Globo Rural. Há um limite para o estudo de teorias, que varia de pessoa para pessoa. Aristóteles dizia que eram 3 horas. Raymond Aron dizia que estudava todos os dias, aos domingo, nos feriados, no Natal, mas só pela manhã. Parece que o segredo do estudo é muito mais a constância do que propriamente a intensidade". (José Monir Nasser)

Prof. Luiz Gonzaga de Carvalho Neto
Expoure
Capitão
Capitão
Brazil

Mensagempor Expoure » 19 ago 2018, 09:02

AC300
Veterano
Veterano

Mensagempor AC300 » 02 set 2018, 01:18

AC300
Veterano
Veterano

Mensagempor AC300 » 11 set 2018, 18:26

Voltar para “Estudos e Finanças”

Quem está logado:

Usuários neste fórum: ettefrms e 1 visitante