Se registrou agora? é obrigatório se apresentar neste tópico em menos de 24 horas, sob pena de exclusão: [Novatos] Apresente-se aqui.

OBS.: Para participar do Chat, ver perfis e acessar o sub-fórum Relatos & Relacionamentos você precisa se cadastrar no Fórum. Os tópicos dessa seção não aparecem no box de mensagens recentes abaixo.

Caso sua conta não tenha sido aprovada imediatamente, aguarde o prazo de 2 (dois) dias úteis para ter seu cadastro efetivado por um Administrador.

Excesso de informações e memorização.

Concursos e diários de estudos; dicas, artigos e finanças em geral; mercado financeiro, Bolsa de Valores, demais investimentos
cebelona estranha
Aspirante
Aspirante
Registado: 05 fev 2017, 20:22
Reputação: 0
Brazil

Excesso de informações e memorização.

Mensagempor cebelona estranha » 05 fev 2017, 21:03

FALAAAAAA PESSOAAAAAAAAAAAAS.

Meu primeiro tópico aqui e gostaria de falar de um problema que tem me afetado, o FUCKING excesso de informações.
Gosto muito de estudar e aprender coisas novas, mesmo percebendo que quanto mais aprendo mais burro eu fico.

Vocês já notaram a quantidade de informações que somos bombardeados todos os dias quando estamos na internet?

Alguns dias atrás eu estava ficando maluco devido a isso, pesquisava sobre vários temas distintos sugando o máximo de informações possíveis.
Mas quando olhei para trás, as inúmeras anotações, pastas, livros baixados, videos favoritados e etc, percebi que eu não estava evoluindo em nada.
Por mais que eu estudasse não conseguia filtrar o conhecimento e memoriza-lo.
Então decidi estudar um, apenas um, somente 1 assunto por dia para que a minha cabeça não explodisse.

Afinal, do que adianta estudar o universo inteiro e não saber explica-lo ou colocar em prática aquilo que aprendemos de novo.

Você já teve ou tem esse problema? Como você lida com isso?
:mdr:
A boca fala do que está cheio o coração.
Conselhos ruins podem acabar com um dia, um ano ou uma vida inteira.
Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo. Se você quiser liderar, deve servir.
Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá.
Ph da Real
Veterano
Veterano
Registado: 18 set 2016, 11:43
Reputação: 1
Brazil

Re: Excesso de informações e memorização.

Mensagempor Ph da Real » 05 fev 2017, 22:43

Nunca é bom o excesso de informações em pouco tempo para se aprender, refletir, absorver e transformar de modo pró em sua vida. É sempre bom ir aprendendo e absorvendo algumas ideias aos poucos. Cometi um erro quando fui tentar aprender uma língua estrangeira, que foi me enturrescer de vocabulários, frases expressivas e outros em um curto intervalo de tempo, além de querer estudar com livros e escuta. Nossa, não me sobrou tempo de nada e acabou sendo um fracasso.

Por isso não acredito em cursos de língua que dizem que você sairá de lá falando inglês, francês ou o que for em menos de 6 meses.
☆ Os homens precisam descobrir o real valor da masculinidade nos tempos atuais. ☆
Cavalier
Tenente
Tenente
Registado: 18 dez 2016, 16:00
Brazil

Mensagempor Cavalier » 05 fev 2017, 23:06

Talvez esse seja um dos ''PONTOS'' que foda as escolas atuais, sair de historia para matemática ai do nada artes e então física.
Don Welzo
Veterano
Veterano
Registado: 12 mar 2016, 20:46

Mensagempor Don Welzo » 05 fev 2017, 23:12

Acho que vale mais a pena ler livros recomendados, sobretudo por algum grande professor como o Olavo, Orlando Fedelis, Instituto MIses, e etc. Ainda assim, fazendo uma peneira que sirva para seus propósitos na vida.

VEz ou outra leio alguma literatura consagrada na mídia ou que me chama a atenção, aí fujo um pouco das indicações desses professores.

Já fui fã de ler muitos jornais e revistas. Depois das eleições de 2014 pra cá (eleição de Trump), começei a perceber as deficiências que é vc ter apenas sua leitura sobre esse tipo de matéria, pois normalmente são pessoas de esquerda ou liberotários querendo fazer uma graçinha pra reengenharia social.

Passei a cortar leituras de matérias opinativas (exceto quando o articulista é alguém respeitável) e passei a focar mais em notícias fast food atreladas a acontecimentos culturais, financeiros, políticos e de fatos. Enfim, saber o que anda acontecendo nesse mundo.

Prefiro mais ler livros a respeito, revistas semanais que tragam um resumo dos acontecimentos semanais (pulando sempre as partes idiotas das revistas, pois antigamente eu lia de capa-capa :facepalm: ) ou periódicos semestrais como a Revista Atualidades.

Ainda continuo sim lendo vários segmentos do conhecimento (literatura, poesia, romance, história, direito, administração, economia, política), mas pelo menos agora tenho mais foco, leios os clássicos, priorizo sempre o essencial. Além de ter diminuído a ansiedade por se perder em vários tipos de leitura, consigo manter uma ótima qualidade de vida focando em pouco, mas com qualidade.

Isso ajuda muito na hora de estudar e reter informações.
Mr.Hddn
Aspirante
Aspirante
Registado: 30 dez 2016, 21:47
Brazil

Mensagempor Mr.Hddn » 05 fev 2017, 23:28

Ph da Real Escreveu:Nunca é bom o excesso de informações em pouco tempo para se aprender, refletir, absorver e transformar de modo pró em sua vida. É sempre bom ir aprendendo e absorvendo algumas ideias aos poucos. Cometi um erro quando fui tentar aprender uma língua estrangeira, que foi me enturrescer de vocabulários, frases expressivas e outros em um curto intervalo de tempo, além de querer estudar com livros e escuta. Nossa, não me sobrou tempo de nada e acabou sendo um fracasso.

Por isso não acredito em cursos de língua que dizem que você sairá de lá falando inglês, francês ou o que for em menos de 6 meses.

Confrade, fiz algo similar, foi em um periodo curto ( 4 meses acho), me serviu muito pois eu só tinha a base do inglês ensinado na escola e logo após dimui o ritmo pois já conseguia ler noticias, textos, acompanhar videos e comentar em comunidades ( errando muito há há!)
Igor Roberto
Aspirante
Aspirante
Registado: 22 jan 2017, 16:52
Brazil

Mensagempor Igor Roberto » 05 fev 2017, 23:49

Foi bom você ter falado isso, também venho sofrendo com este problema..

Sou um cara curioso, quero chegar aos 30 anos, sabendo desde o básico de astronomia até técnicas de marcenaria.. acho incrível a quantidade de informações que temos hoje e o quanto podemos aprender, mas existe isso que você falou: o problema do excesso.

Eu analiso da seguinte forma: o conhecimento que você quer adquirir está ali disponível para que qualquer hora que você precisar, mas ao invés de ir lá e coletar tudo de uma vez, o ideal é organizar o seu ambiente. Seja o seu quarto, seu escritório ou suas pastas no computador. Primeiro se arruma a casa, mas não para por ai, também é necessário que haja uma organização entre o conhecimento que você quer adquirir com o local que você deseja armazenar (incluindo no seu cérebro).

Deve-se também categorizar o tipo de conhecimento que você está adquirindo, por exemplo, se é pra aumentar sua inteligência ou o tornar mais sábio, esta última é bem difícil de perceber pois dependerá da sua interação na sociedade e o modo como você leva sua vida. Enfim, resumindo, passe a categorizar tudo antes, crie um filtro de como essas informações chegam até você e, muito importante, faça uma caminhada longa e reflita sobre o que você estudou, principalmente quando se trata de algo que envolva sabedoria e experiência de vida, ajuda a fixar o que você aprendeu.
- Igor Roberto
Imagem
Marlboro
Cabo
Cabo
Registado: 22 nov 2016, 07:31
Bolivia

Mensagempor Marlboro » 06 fev 2017, 09:02

até parece que nossa mente tem mais capacidade de armazenamento que um pendrive de 20 gb kkkk
nunca acho bom o excesso de informação e principalmente se elas estiverem em grande parte destituídas da prática
EU VOU METER A REAL EM TODO MUNDO! HAHAHAHAHA :lol:
Bill Kazmaier
Moderador
Moderador
Registado: 16 abr 2016, 17:14
Reputação: 21
United States of America

Mensagempor Bill Kazmaier » 06 fev 2017, 10:34

Eu também tinha esses atrasos há um tempo. Lia uma caçambada de informações mas no outro dia mal lembrava de alguns resquícios do que tinha lido, a ideia no geral não era bem assimilada, logo, perdia um tempo exorbitante pra aprender absolutamente nada.

Então eu vi um video e uns artigos de como aprender melhor, e comecei a fazer um resumo com minhas próprias palavras do que eu tinha entendido após ler certo artigo ou livro (capitulo). Escrevendo manualmente, e se precisasse dava uma repassada na leitura pra ver se a ideia principal tava coerente com o resumo. E o resumo fica la guardado, quando precisa dar uma revisada, as ideias centrais ja surgem automaticamente la dos quintos do cérebro. Falar a ideia em voz alta (sem ler) pra melhorar a retorica também é interessante.

Dêem uma lida no pdf "Aprendendo Inteligência", do Pierluigi Piazzi.
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL"

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco" M. Tyson"
AC300
Veterano
Veterano
Registado: 12 mar 2016, 17:00
Reputação: 13

Mensagempor AC300 » 06 fev 2017, 11:42

Temos uma enorme capacidade de fixar informações a longo prazo, porém é um pouco a cada dia. É muito comum a confusão entre entender e aprender, assistir à aula e estudar. Leia o livro do prof. Pier: "Aprendendo Inteligência".
"O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha." (Thomas Carlyle)
Kenshin Himura
Veterano
Veterano
Registado: 16 mar 2016, 14:17
Reputação: 4
Brazil

Mensagempor Kenshin Himura » 06 fev 2017, 15:34

Também enfrento este problema.
Enviei um e-mail pro Ryan Holiday, um excelente escritor, voraz leitor e que divulga mensalmente para os interessados os livros que leu e lhe causaram impacto.
Por sorte, ele já havia escrito sobre isso e me indicou conferir neste link:
https://ryanholiday.net/the-notecard-sy ... -you-read/
Morrer é fácil, viver é que exige coragem real
cebelona estranha
Aspirante
Aspirante
Brazil

Mensagempor cebelona estranha » 06 fev 2017, 16:05

[quote="Bill Kazmaier"]Eu também tinha esses atrasos há um tempo. Lia uma caçambada de informações mas no outro dia mal lembrava de alguns resquícios do que tinha lido, a ideia no geral não era bem assimilada, logo, perdia um tempo exorbitante pra aprender absolutamente nada.

Então eu vi um video e uns artigos de como aprender melhor, e comecei a fazer um resumo com minhas próprias palavras do que eu tinha entendido após ler certo artigo ou livro (capitulo). Escrevendo manualmente, e se precisasse dava uma repassada na leitura pra ver se a ideia principal tava coerente com o resumo. E o resumo fica la guardado, quando precisa dar uma revisada, as ideias centrais ja surgem automaticamente la dos quintos do cérebro. Falar a ideia em voz alta (sem ler) pra melhorar a retorica também é interessante.

Amigo, resumos não funcionaram muito bem comigo. Quando quero aprender sobre algum assunto eu crio varias perguntas sobre ele, como um questionário, e acabo descobrindo tudo sobre o tema.
Dizem que um bom método para fixar o conteúdo na mente é ensina-lo. Depois do questionário eu costumo ensinar o que aprendi para as paredes ou em uma conversa com os amigos. ( É muito legal quando surge um assunto na conversa que você domina)
Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo. Se você quiser liderar, deve servir.
Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá.
Bill Kazmaier
Moderador
Moderador
Registado: 16 abr 2016, 17:14
Reputação: 21
United States of America

Mensagempor Bill Kazmaier » 06 fev 2017, 17:46

cebelona estranha Escreveu:Amigo, resumos não funcionaram muito bem comigo. Quando quero aprender sobre algum assunto eu crio varias perguntas sobre ele, como um questionário, e acabo descobrindo tudo sobre o tema.
Dizem que um bom método para fixar o conteúdo na mente é ensina-lo. Depois do questionário eu costumo ensinar o que aprendi para as paredes ou em uma conversa com os amigos. ( É muito legal quando surge um assunto na conversa que você domina)

Sim, ficar falando sozinho o que aprendeu é uma boa. Melhora muito a eloquência, até porque ter a ideia na mente é uma coisa, aplicar ela na pratica é outra. Pra não ficar gaguejando, e nem expelindo frases aleatórias sem sentido de uma forma cagada, um treino (ou muitos) é bom. Volta e meia eu gravo no celular, até ficar bem explicado e esclarecido, ou como eu acho que deveria ser bem explicado e esclarecido se estivesse ouvindo.
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL"

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco" M. Tyson"
cebelona estranha
Aspirante
Aspirante
Brazil

Mensagempor cebelona estranha » 06 fev 2017, 18:34

Faço exatamente isso!

Vale tudo para adquirir e transmitir o conhecimento :D
Ph da Real
Veterano
Veterano
Registado: 18 set 2016, 11:43
Brazil

Mensagempor Ph da Real » 06 fev 2017, 19:41

Outro método de fixação de conhecimento é a elaboração de testes, inclusive de múltipla escolha, que explora o que você está estudando. É um método bastante utilizado por concurseiros. Os testes de múltipla-escolha, desde que sejam simples, e tenham finalidade de resgatar conhecimento ou fixar alguns conhecimentos.

A pessoa que elabora os testes e a que responde podem conseguir ter o êxito de manter determinado conhecimento em sua memória permanente.

Para coisas práticas, sugiro a repetição, o ensinamento e o aprimoramento de tal conhecimento. Um exemplo é aprender a consertar um cano simples, e como aprimoramento, consertar um cano de maior dificuldade e exigência.
☆ Os homens precisam descobrir o real valor da masculinidade nos tempos atuais. ☆
Cavalier
Tenente
Tenente
Registado: 18 dez 2016, 16:00
Brazil

Mensagempor Cavalier » 06 fev 2017, 22:00

Ph da Real Escreveu:Outro método de fixação de conhecimento é a elaboração de testes, inclusive de múltipla escolha, que explora o que você está estudando. É um método bastante utilizado por concurseiros. Os testes de múltipla-escolha, desde que sejam simples, e tenham finalidade de resgatar conhecimento ou fixar alguns conhecimentos.

A pessoa que elabora os testes e a que responde podem conseguir ter o êxito de manter determinado conhecimento em sua memória permanente.

Para coisas práticas, sugiro a repetição, o ensinamento e o aprimoramento de tal conhecimento. Um exemplo é aprender a consertar um cano simples, e como aprimoramento, consertar um cano de maior dificuldade e exigência.

E ajuda bastante na hora de resolver as questões, tendo a sua noção de como fazem as questões, você consegue meio que entender a cabeça do examinador que fez a questão.
Baralho
Veterano
Veterano
Registado: 13 mai 2016, 22:53
Reputação: 2
Brazil

Mensagempor Baralho » 06 fev 2017, 23:25

Um método que ajuda no assimilamento de novas informações é a repetição (não somente das info mas horário e lugar de estudo).

E nesse escopo, o EAD é outra ferramenta indispensável pra estudos preparatórios.
Thou shouldst not have been old before thou hadst been wise.
Hombre de hielo
Membro VIP
Membro VIP
Registado: 12 mar 2016, 12:25
Reputação: 6
Brazil

Mensagempor Hombre de hielo » 09 fev 2017, 16:21

Melhor o excesso de informaçoes do que a maioria passar despercebida, se ler com atençao, ira memorizar as relevantes, e as nao-relevantes se tornarao relevantes se tu ler / ouvir em outro lugar (de fontes diferentes, e que nao sejam da midia tradicional).
Marlon Bitencourt
Aspirante
Aspirante
Registado: 27 dez 2016, 14:48
Brazil

Mensagempor Marlon Bitencourt » 08 mai 2018, 07:13

Andei pensando nisso também, agora quando eu leio um livro bem importante, eu já assisto um vídeo falando sobre ele e em seguida lendo um livro que tenha no mínimo alguns tópicos parecido. Isso reforça bastante.
Bom métodos de fixação.
Me perdoem pelas minhas poesias de bandido, mas otários nascem todos os dias

-TUPAC AMARU SHAKUR
Julian
Veterano
Veterano
Registado: 12 mar 2016, 19:54

Mensagempor Julian » 09 out 2018, 14:58

UsuárioAC300
Veterano
Boa tarde, Confrade!! Muito obrigado pela dica.Baixei o PDF e o vídeo.Ando sofrendo muito para elaborar um esquema para poder entender como estudar, pois estou fazendo um curso on line, que é pós de Direito Previdenciário e Trabalhista e é muito conteúdo.Para eu entender tenho que transcrever toda a gravação da aula e cada aula é quase 2:30 (duas horas e trinta minutos), desta forma não estou dando conta.Tenho que mudar meu método de estudo, por isso, até enviei uma mensagem aqui para o fórum, no dia de ontem, pedindo uma orientação e esta página está me ajudando.Muito obrigado,
DeathLord
Cabo
Cabo
Registado: 06 nov 2017, 21:26
Reputação: 8
Great Britain

Mensagempor DeathLord » 12 out 2018, 17:00

Professor odc (olavo de carvalho) falou uma vez que o ideal é estudar de 2 até 4 horas no máximo SEM PARAR por dia, minha metodologia até então é essa estudar e fazer um apanhado geral em seguida.
Imagem

"Eu vim à este mundo chutando e coberto de sangue de outra pessoa, não vejo problema em sair deste mundo da mesma maneira."

Antiga frase de batalha viking

"Quando eles dizem que querem destruir a família, é a sua família seu trouxa, a deles não porra. "

Olavo de Carvalho

"Cicatrizes são marcas da coragem, são verdadeiras medalhas da coragem! Como é que você, que não conhece a dor, pode ter orgulho da sua vitória?!"

Seiya de Pegasus

"A vida é um grande jogo de interesses, que quem perde tem o cú comido em rodízio"

Meu avô

Voltar para “Estudos e Finanças”

Quem está logado:

Usuários neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante